Como começar uma confeitaria de sucesso

Abrir uma confeitaria é um sonho para muitas pessoas apaixonadas por doces e por cozinhar. Mas, para transformar essa paixão em um negócio de sucesso, também é preciso planejamento e, principalmente, muita dedicação.

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Imagem gerada por IA

Conversamos com Tayna Silva, Chef confeiteira, sócia-proprietária da Tayna Sucre, localizada na Vila Prudente, para entender quais são os principais passos para começar sua confeitaria com o pé direito.

Equipamentos indispensáveis para sua confeitaria

Entre os passos iniciais para começar uma confeitaria é entender quais as necessidades básicas desse novo empreendimento. Segundo Tayna, a escolha de equipamentos adequados é muito importante para garantir também a qualidade dos produtos que serão oferecidos. 

No entanto, essa escolha depende do estilo e do segmento que você deseja seguir com a sua confeitaria. Mas, de forma geral, alguns itens são fundamentais para começar:

  • Panela mexedora;
  • Geladeira e freezer;
  • Fogão industrial de 6 bocas;
  • Micro-ondas e liquidificador;
  • Torneira aquecida (ajuda na limpeza das louças);
  • Forno elétrico (faz muita diferença nos preparos);
  • Utensílios de silicone e inox (potes, espátulas, bowls, entre outros);
  • Batedeira profissional (não precisa ser industrial, caso a produção inicial seja pequena).

E para a loja? Tayna destaca um item essencial: “Uma boa vitrine refrigerada ou aquecida, daquelas bem bonitas de vidro? Os clientes adoram”, destaca. Além disso, é muito importante ter um sistema de estoque e precificação.

Como gerenciar o estoque e evitar desperdícios

Ter um bom sistema de gestão de estoque é fundamental para evitar desperdícios e otimizar os recursos. Tayna explica que um bom freezer pode ajudar muito nesse processo:

“Muitas coisas podem ser pré-preparadas e congeladas, até bolos caseiros, aqueles de vó, sabe? Podem ser congelados e descongelados na hora de vender ou servir mantendo a mesma qualidade de um recém-saído do forno”, explica.

Outro segredo é estudar bem as técnicas de congelamento e descongelamento, economizando tanto ingredientes quanto tempo de produção.

Como se diferenciar no mercado de confeitaria

O segmento da confeitaria é bastante concorrido, por isso, é fundamental ter um diferencial para se destacar da concorrência. A Tayna separou algumas dicas valiosas para compartilhar com você, que pensa em abrir a sua própria confeitaria.

Ainda segundo a especialista, outra dica é começar com um cardápio pequeno, “focando no que você domina e ampliando aos poucos”, orienta. Além disso, tenha um produto diferenciado que seja o seu carro chefe: “aquela sobremesa que você fala: essa é minha especialidade”, destaca. 

Não se esqueça de treinar bem sua equipe, ressaltando que “se o seu estabelecimento precisar de funcionários atuando, é importante lembrar que o óbvio precisa ser dito e eles precisam da capacitação adequada”, destaca.

“Então, ensine passo a passo”, salienta. Por fim, um bom atendimento é fundamental. “Coloque amor ao receber os clientes da mesma forma que coloca ao fazer qualquer doce”, complementa.

A importância da divulgação

Para a dona da Tayna Sucre Confeitaria, a divulgação é um dos pilares do sucesso. As principais estratégias de divulgação incluem:

  • Anúncios pagos em redes sociais (Instagram e Facebook);
  • Vídeos no Tik Tok esse é um canal que pode trazer muita visibilidade para o seu negócio;
  • Marketing sazonal (Páscoa, Natal, datas comemorativas);
  • Contratar um profissional para gerenciar o marketing;
  • Divulgação tradicional: “Folders, cartão de visita, converse com os comércios locais, faça amigos e deixe folders em estabelecimentos.”

Além de bons equipamentos e uma gestão eficiente, é fundamental que a confeitaria tenha uma estratégia de marketing bem definida para divulgar o seu estabelecimento e com isso se destacar de outros do mesmo segmento. “As redes sociais são um excelente cartão de visitas e aqui na confeitaria a gente não abre mão disso”, reforça Tayna. 

Para garantir o sucesso do seu negócio de confeitaria, lembre-se de que a “qualidade acima de tudo” é fundamental, sempre se preocupando em fazer bons produtos. Com as dicas da especialista e sua paixão por confeitaria, você tem tudo para se destacar no mercado e encantar seus clientes de uma maneira única!

Quer acompanhar as principais tendências do segmento da confeitaria? Continue nos acompanhando!

Nossa história

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

2003

Nova direção
Mococa volta a ser uma indústria brasileira.

2003

Nova direção
Mococa volta a ser uma indústria brasileira.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2014

Embalagem especial
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2016

Novo Visual
A Vaquinha Mococa é reformulada!

2016

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