3 Tendências da confeitaria para aumentar as vendas este ano

O mercado da confeitaria está em constante evolução, impulsionado por novas tendências que surgem a cada ano. Nesse cenário dinâmico, é essencial que padeiros, confeiteiros, doceiras e demais profissionais do setor se mantenham atualizados para aproveitar as novidades, aumentar as vendas e elevar o ticket médio.

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Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências de destaque. Quer saber quais são? Continue lendo o nosso artigo especial!

Tendências que se destacam no mercado da confeitaria 

Quando falamos em tendências que estão se destacando ao redor do mundo e moldando a confeitaria do futuro, podemos citar a inteligência artificial, os sabores inusitados e também a confeitaria afetiva com receitas que remetem a sabores que nostálgicos que também são bem apreciados por diversos paladares. Entre algumas ideias, alguns doces temáticos também estão chamando a atenção. Confira abaixo 3 tendências da confeitaria:

1. Doces que contam histórias

De acordo com Elisabete Ribeiro, criadora do Doces Histórias, cuja proposta é criar livros Infantis que propõe a releitura de contos, lendas e fábulas da literatura Infantil para serem reescritos pelas crianças, o objetivo é transformar cada doce em uma pequena história comestível — algo que desperte curiosidade, nostalgia ou emoção em quem prova.

As inspirações podem vir de contos de fadas, como uma torta de maçã digna da Branca de Neve; de lendas do folclore brasileiro ou de um doce que representa a bravura de Lampião e Maria Bonita. “É como se saltassem do papel para dançar, caminhar, falar e viver a narrativa com o leitor e/ou escritor-mirim”, ressalta.

Esses doces criam experiências únicas, estimulam os sentidos e tornam o ato de comer e inventar histórias mais envolvente e memorável. “As crianças sentem o cheiro da massa antes mesmo de começar a manuseá-la para fazer a escultura”, complementa.

2. Caixa sensorial de doces

Esses doces são desenvolvidos principalmente para evocar memórias afetivas e emoções, como um sabor da infância ou que remeta a uma cultura específica. Produtos que ofereçam uma experiência sensorial única são uma oportunidade de atrair os clientes através dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição (com QR code para música, por exemplo) que servem tanto para consumo próprio quanto para presentear e surpreender alguém especial. Uma sugestão é criar uma caixa sensorial de doces na confeitaria ou padaria e esse se tornar um item presenteável.

3. Doces temáticos de nicho

Nesse conceito, a ideia é criar produtos que dialoguem diretamente com as tribos de nichos específicos, que são as pessoas apaixonadas por determinado assunto, como fãs de astrologia, cultura geek, RPG, animes, tecnologia retrô, entre outros. Para os fãs de cultura pop japonesa, por exemplo, é possível desenvolver doces com as cores e símbolos dos animes mais queridos, como cupcakes inspirados nos personagens de Naruto.

Por exemplo, uma linha de doces astrológicos pode trazer doze sabores diferentes, um para cada signo do zodíaco, com combinações que refletem as características de cada um — como algo cremoso e indulgente para Touro ou elegante e minimalista para Capricórnio. Nesses casos, a conexão emocional acontece porque o doce representa algo que faz parte da identidade da pessoa.

Bônus: Segundo o Pinterest Predicts, os bolos caóticos, liderados pela geração X e os boomers estão nessa tendência, criando bolos propositalmente feios, bolos com pegadinhas e até meio absurdos. Outra previsão mostra alguns destaques como Cerejamania, uma preferência principalmente entre a geração Z e millennials, que não só na confeitaria, será uma tendência para várias categorias como moda e decoração.Quer conferir todas as novidades da confeitaria? Curta agora o novo perfil da Mococa: @mococaprofissional

Nossa história

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

2003

Nova direção
Mococa volta a ser uma indústria brasileira.

2003

Nova direção
Mococa volta a ser uma indústria brasileira.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2016

Novo Visual
A Vaquinha Mococa é reformulada!

2016

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A Vaquinha Mococa é reformulada!