3 Tendências da confeitaria para aumentar as vendas este ano
O mercado da confeitaria está em constante evolução, impulsionado por novas tendências que surgem a cada ano. Nesse cenário dinâmico, é essencial que padeiros, confeiteiros, doceiras e demais profissionais do setor se mantenham atualizados para aproveitar as novidades, aumentar as vendas e elevar o ticket médio.

Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências de destaque. Quer saber quais são? Continue lendo o nosso artigo especial!
Tendências que se destacam no mercado da confeitaria
Quando falamos em tendências que estão se destacando ao redor do mundo e moldando a confeitaria do futuro, podemos citar a inteligência artificial, os sabores inusitados e também a confeitaria afetiva com receitas que remetem a sabores que nostálgicos que também são bem apreciados por diversos paladares. Entre algumas ideias, alguns doces temáticos também estão chamando a atenção. Confira abaixo 3 tendências da confeitaria:
1. Doces que contam histórias
De acordo com Elisabete Ribeiro, criadora do Doces Histórias, cuja proposta é criar livros Infantis que propõe a releitura de contos, lendas e fábulas da literatura Infantil para serem reescritos pelas crianças, o objetivo é transformar cada doce em uma pequena história comestível — algo que desperte curiosidade, nostalgia ou emoção em quem prova.
As inspirações podem vir de contos de fadas, como uma torta de maçã digna da Branca de Neve; de lendas do folclore brasileiro ou de um doce que representa a bravura de Lampião e Maria Bonita. “É como se saltassem do papel para dançar, caminhar, falar e viver a narrativa com o leitor e/ou escritor-mirim”, ressalta.
Esses doces criam experiências únicas, estimulam os sentidos e tornam o ato de comer e inventar histórias mais envolvente e memorável. “As crianças sentem o cheiro da massa antes mesmo de começar a manuseá-la para fazer a escultura”, complementa.
2. Caixa sensorial de doces
Esses doces são desenvolvidos principalmente para evocar memórias afetivas e emoções, como um sabor da infância ou que remeta a uma cultura específica. Produtos que ofereçam uma experiência sensorial única são uma oportunidade de atrair os clientes através dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição (com QR code para música, por exemplo) que servem tanto para consumo próprio quanto para presentear e surpreender alguém especial. Uma sugestão é criar uma caixa sensorial de doces na confeitaria ou padaria e esse se tornar um item presenteável.
3. Doces temáticos de nicho
Nesse conceito, a ideia é criar produtos que dialoguem diretamente com as tribos de nichos específicos, que são as pessoas apaixonadas por determinado assunto, como fãs de astrologia, cultura geek, RPG, animes, tecnologia retrô, entre outros. Para os fãs de cultura pop japonesa, por exemplo, é possível desenvolver doces com as cores e símbolos dos animes mais queridos, como cupcakes inspirados nos personagens de Naruto.
Por exemplo, uma linha de doces astrológicos pode trazer doze sabores diferentes, um para cada signo do zodíaco, com combinações que refletem as características de cada um — como algo cremoso e indulgente para Touro ou elegante e minimalista para Capricórnio. Nesses casos, a conexão emocional acontece porque o doce representa algo que faz parte da identidade da pessoa.
Bônus: Segundo o Pinterest Predicts, os bolos caóticos, liderados pela geração X e os boomers estão nessa tendência, criando bolos propositalmente feios, bolos com pegadinhas e até meio absurdos. Outra previsão mostra alguns destaques como Cerejamania, uma preferência principalmente entre a geração Z e millennials, que não só na confeitaria, será uma tendência para várias categorias como moda e decoração.Quer conferir todas as novidades da confeitaria? Curta agora o novo perfil da Mococa: @mococaprofissional